Queridos Pais e Responsáveis
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos por fazer parte da nossa equipe. O primeiro passo, para um esporte completo, tem sido realizado aqui no nosso dojo “Judô Moya”. Esporte que vai ajudar a fortalecer conceitos ensinados por vocês, pais, como:
- Caráter,
- Disciplina,
- Respeito ao Próximo,
- Senso de Responsabilidade,
- Cortesia,
- Paciência e
- Sociabilidade.
Fisicamente o judô desenvolve habilidades como:
- Coordenação Motora,
- Pensamento Rápido,
- Expressão e Domínio Corporal,
- Situação Espacial,
- Força,
- Velocidade,
- Resistência
- Equilíbrio,
- Agilidade e
- Flexibilidade.
Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), O Judô é o melhor esporte para ser praticado durante a infância (entre 3 a 14 anos), pois une jogos e diversão. Por isso, deve ser iniciado o quanto antes.
Informamos que o Judô é um esporte de contato, apesar de todo cuidado, pode acontecer acidentes. Até o momento, nunca ocorreu algo grave dentro do nosso dojo.
Sabendo o quanto o Judô pode ajudar a criança, recomendamos alguns pontos importantes para os pais:
Recomenda-se que o praticante faça uma alimentação leve uma hora antes do treino.
- Aconselha-se que leve uma garrafinha de água.
- É importante fazer a “higiene corporal” antes e depois do treino, como cortar as unhas dos pés e mãos constantemente.
- Recomenda-se manter o judogui sempre limpo, lavá-lo regularmente e usar antes dos treinos desodorante (principalmente os\as adolescentes).
- Recomenda-se também a quem tiver o cabelo comprido amarrá-lo durante o treino, além de retirar brincos, pulseiras e cordões.
Caso o (a) judoca estiver com:
- Resfriado,
- Sintomas de Gripe,
- Febre,
- Dores de cabeça e
- Cansaço,
a recomendação é que fique em casa até passar os sintomas, evitando transmitir para os outros alunos e para equipe.
Em casos de falta, pedimos que entrem em contato, informando a falta. Um dos pontos importantes para exame de faixa, é a presença.
Pedimos que em horário de treino, “não chame a atenção da criança ou faça ela sair do tatame”. Temos regras específicas para que apenas o Sensei coordene o treino e os ensinamentos. Judô é uma longa caminhada, então curta o processo de aprendizagem do (a) judoca.
Os pais e responsáveis têm o direito a um grau na faixa do aluno e aluna. Esse grau, na cor prata, é para avaliar as responsabilidades e comportamento do aluno e aluna em casa e na escola que frequenta. Ele é extremamente importante para que o aluno possa ter o direito a fazer o exame de faixa. A mãe, o pai ou outro responsável, que acompanha o judoca durante os treinos, pode pedir ao Sensei para colocá-lo ou retirá-lo na hora que quiser, ressaltando sempre o comportamento.